Also available in pharmacies

Ácaros


Os ácaros do pó da casa são animais microscópicos que vivem no pó acumulado e que se alojam em colchões, cobertores, tapetes, bonecos de peluche, entre outros, e estão presentes mesmo em casas limpas. Alimentam-se maioritariamente de restos de pele humana que se acumulam nas roupas da cama e colchões e que se libertam do corpo por escamação. Preferem locais com temperaturas amenas e húmidos, sendo no outono que mais proliferam.

São considerados a causa primordial de alergias do aparelho respiratório. A alergia aos ácaros moderada pode induzir obstrução ou corrimento nasal e, em casos moderados a graves, pode adicionar-se irritação cutânea, espirros, ataques de asma ou olhos lacrimejantes.

Estima-se que uma em cada quatro famílias possuam um elemento alérgico aos ácaros. Por outras palavras, cerca de 26% dos lares contêm, no mínimo, uma pessoa que sofre de alergia aos ácaros do pó. Contudo, uma extensa porção dos pacientes não segue qualquer tratamento direcionado para esta questão.

Apesar de os ácaros não transmitirem doenças, a exposição a determinadas proteínas provenientes dos seus corpos e excrementos, principalmente através das nossas vidas respiratórias, pode provocar o surgimento de doenças alérgicas.

De seguida, doamos algumas medidas que visam atenuar o número de ácaros no lar:

  • Opte por colchões de espuma ou borracha sintética. É eficaz envolvê-los numa fibra impermeável ou capa de plástico;
  • Escolha roupa de cama com material sintético (e.g., poliéster), bem como almofadas laváveis e de material sintético. Prefira cobertores de fibra e edredões sintéticos e laváveis;
  • Eleja móveis móveis com superfícies lisas, pois simplificam a limpeza e acumularão menos pó;
  • Faça uma seleção rigorosa dos aparelhos e/ou decoração disposta, visto que estes (e.g., livros, televisão, aparelhagens de músicas, etc.) tendem a acumular bastante pó;
  • As paredes lisas facilitam a sua manutenção de limpeza e preservam menos pó;
  • Os soalhos de madeira devem ser preferidos pela sua facilidade de limpeza. Evite tapetes felpudos e grossos ou alcatifas;
  • Os cortinados devem ser de materiais sintéticos e lisos e os reposteiros leves.

 

Com ação acaricida comprovada, o Spray Anti-Insetos para Têxteis (100ml e 200ml) pode ser utilizado no controlo e eliminação de infestações de ácaros, podendo ser um aliado para todos aqueles que possuem um quadro de rinite alérgica ou outras manifestações alérgicas associadas a ácaros.